6 SEGREDOS que incluenciam no preço da sua aliança

Picture of Laércio Santos
Laércio Santos

Diretor Presidente

Você já deve ter solicitado orçamentos de alianças de ouro 18k a algumas empresas. Certamente recebeu preços bastante diferentes, mesmo considerando “alianças iguais”.

Mas será que as alianças eram de fato iguais? Meu Deus! Por que há tanta de diferença de preços se as alianças se parecem tanto?

De uma forma bastante resumida, as alianças não são tão iguais quanto parecem nas fotos. Além disso, muitas empresas fazem questão de esconder isso de você. Mas fique de boa. Leia esse post até o final e vou te mostrar tudo que precisa saber sobre essas variações e fazer uma boa compra.

De acordo com nossa experiência no ramo joalheiro, podemos afirmar que há 6 segredos que influenciam no preço final da sua aliança. E conhecer cada um deles, poderá fazer você escolher a melhor aliança possível dentro do seu orçamento.

1 – A largura
A largura é o aspecto mais difundido e talvez o mais conhecido pela maioria dos clientes. Há uma tendência da largura influenciar o preço final da sua aliança. Alianças com larguras menores, usarão menos ouro na sua composição, logo ficarão mais econômicas. Alianças com larguras maiores, por sua vez, usarão muito mais ouro da fabricação e isso a tornará o processo mais oneroso e portanto a aliança será mais cara.

A grande sacada: as joalherias querem te convencer que apenas a largura influencia no preço final. E se você acreditar, poderá comprar um par de alianças inferior para seu noivado ou casamento.

Há mais cinco segredos que as joalherias não querem que você saiba que

Há mais cinco segredos influenciando no preço final das suas alianças e eu vou revelá-lo a partir de agora.

2 – A Espessura
É um grande truque usado por muitas joalherias e fazem muitos clientes incautos pagarem caro, por um par de alianças ruim. A espessua é um aspecto que quase ninguém vê, fica escondido, como pode ser visto na imagem abaixo.

Assim como a largura, quanto maior for a espessura, mais ouro é necessário na fabricação e isso onera o preço da sua aliança. Por outro lado, quanto menor for a espessura, menos ouro será necessário e o preço tem uma tendência a ser menor.

Aqui está o pulo do gato! As joalherias dão ênfase a largura(parte visível) e escondem a espessura da sua aliança. Muitas joalherias fabricam alianças com espessuras extremamente finas com o intuito de tornar seus orçamentos mais atrativos.

O problema é que ao usar espessuras muito finas, a aliança fica frágil, desconfortável e e diminui a sua beleza. Mas isso será tema de um outro post. Nesse post iremos focar em aspectos que influenciem no preço final.

3 – A Numeração

A numeração total das suas alianças também influenciam no preço final da sua aliança. A numeração nos informa o diâmetro do seu dedo. Quanto maior for a numeração, maior será o diâmetro da sua aliança. Portanto, quanto maior for a numeração, mais ouro iremos usar. Por sua vez, quanto menor a numeração, menos ouro usaremos na fabricação.

As joalherias adotam uma regra bem simples para orçamentos. Há um preço padrão para os casos onde a soma das duas numeraçoes seja igual ou inferior a 40. Quando a numeração das duas alianças ultrapassa 40, cobra-se um valor extra na fabricação.

4 – Os Diamantes

Há pessoas que gostam e há quem não goste de diamantes nas alianças, mas é praticamente uma unanimidade que os diamantes deixam as alianças mais lusuosas e mais charmosas.

O uso de diamantes é outro fator que influenciam no preço final de sua aliança. A quantidade de diamantes influencia. Quanto mais diamantes, mas cara será a aliança.

O tamanho do(s) diamante(s), também influencia. Os diamantes menores são proporcionalmente mais baratos que os diamantes maiores. Por exemplo: um diamante de 1CT(quilate) equivala a 100 diamantes de 1 ponto. Se pegarmos 100 diamantes de 1 ponto, teremos um valor inferior ao valor do diamante de 1CT(quilate.

5 – O design
O design da aliança pode ser um fator determinante no preço. Alianças mais simples, com poucos detalhes, geralmente são mais baratas do que as mais elaboradas, com pedras preciosas e design personalizado.

Se o design for exclusivo de uma marca, certamente você pagará um pouco mais para ter essa exclusividade. Designs mais rebuscados dão mais trabalho durante o processo de fabricaçao e isso vai impactar no preço.

Há designs com duas ou mais tonalidades de ouro, isso também influencia no preço final.

6 – A cor do ouro
O ouro 18k pode ser fabricado em várias tonalidades de cor. As mais conhecidas são o amarelo, o branco e o rosé.

O ouro 18k amarelo é o mais largamente utilizado e tem seu preço mais baixo. O ouro branco é cerca d 15% mais caro que o ouro amarelo pois usamos o paládio na liga. E isso encarece o custo de produção.

O ouro rosé usa um percentual de cobre maior na liga e o cobre em si, não onera a liga. O que deixa o ouro rosé mais caro é o processo de fabricação e sua escassez. Quando se fabrica uma aliança em ouro rosé, não é possível fabricar outros produtos em ouro amarelo, sob risco de contaminação do metal. E isso mexe com a estrutura de fabricação, aumentando os custos.

Conclusão
Vimos que há muitos detalhes escondidos que vão influenciar no preço final da sua aliança.

Espero que esse texto tenha sido útil e te ajude a fazer a melhor escolha possível para esse momento único em sua vida. Afinal aliança não é sapato que a gente compra todo mês. É preciso ter um processo de escolha, afinal aliança é para vida toda.

Se você gostou desse post, por favor, deixe seu comentário e compartilhe com alguém que precisa saber disso.

Posts que podem te interessar

plugins premium WordPress

Baixe seu Catálogo de Alianças Gratuitamente

Progresso 90%